Este percurso inicia-se na freguesia de São Vicente Ferreira, junto aos Poços, passa pelos Fenais da Luz termina na localidade de Galhetas (Rua da Boavista). E um circuito linear com cerca de 4,5 km e uma duração aproximada de 1h30m. Trata-se de um percurso costeiro com um tipo de piso essencialmente em terra batida, passando também por pequenas extensões de asfalto. Uma vez na Rua da Relvinha, percorre-se cerca de cerca de 150m em asfalto antes de entrar num caminho de terra batida, no qual decorre, praticamente, todo o percurso.
O traçado possui com principal ponto de interesse a vista panorâmica da costa norte da ilha de São Miguel, desde a zona litoral do concelho da Ribeira Grande, até à zona costeira de Santo António. Como destaque, diversas formações geológicas como a Ponta das Galhetas, Morro de Santana, as Capelas, assim como flora endémica dos Açores Vidália (Azorina vida), bracel-da-rocha (festuca petraea), erva-leiteira ( euphorbia azorica).
Mais adiante pode ainda desfrutar da beleza das O trilho inicia-se, mais precisamente, nos Poços, junto à antiga fábrica da baleia. O percurso continua pela Canada do Terreiro com um piso de asfalto de aproximadamente, 500m. Depois, inicia-se o percurso com cerca de 2000m em terra batida até à Canada da Tapada. Continuamos em frente, junto à linha da costa, até chegar a um desvio à esquerda. Aí seguimos esse desvio e continuamos junto à costa. Chegamos ao Miradouro do Barreiro e ao Parque de merendas na freguesia de Fenais da Luz. Junto ao Miradouro, temos o Núcleo Museológico. Viramos à esquerda pela "Rua Professor Manuel Moniz Morgado" e veremos a porta de entrada do Museu.
Prosseguimos o percurso desde o miradouro, e chegando à rua de baixo, seguimos pela primeira rua à esquerda pela rua de Sã Pedro, até chegar ao parque de merendas e ao antigo porto dos Fenais da Luz, onde podemos fazer um descanso e desfrutar da espetacular vista da costa. A seguir retomamos o can:iinho de terra batida e prosseguimos em frente. A direita encontra-se uma ponta de terra chamada o Morro de Jácome Dias Raposo, onde se pode encontrar uma ermida isolada, que o mesmo Jácome Dias, homem nobre e poderoso, mandara construir. Esta ermida que domina o mar foi edificada no século XVI, em honra a São Pedro. Saindo da capela e seguindo o estreito carreiro sobre a arriba, chega-se a uma cratera conhecida como "Buraco de São Pedro". Seguindo em direção às Galhetas, onde mais à frente, viramos à direita e subimos até um pasto, onde podemos desfrutar duma maravilhosa vista da costa. Para finalizar o percurso, seguimos o caminho que leva às Calhetas, concluindo este percurso
[flexiblemap src="http://descobreonorte.pt/vigiadesãopedropr1smi-2944.kml" width="100%" height="400px" zoom="12"]