Este percurso tem início e termina no local do João Bom, freguesia do Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada. O percurso pedestre inicia-se na Estrada Regional, junto ao café "O Lavrador'' e ao café "Baleia Azul", podendo estacionar os carros e caminhar/dirjgir se até à Rua da Relvinha, onde se inicia o trajeto. E um circuito de pequena rota circular com aproximadamente 4,6 km, cuja duração tem cerca de 2 horas. Uma vez na Rua da Relvinha, percorre-se cerca de cerca de 150m em asfalto antes de entrar num caminho de terra batida, no qual decorre, praticamente, todo o percurso.
Seguimos em frente, pelo caminho até chegar à entrada dum pasto e atravessa-o, prosseguindo em frente, pelo caminho de descida. Durante o percurso, pode-se verificar a diversidade de flora endémica dos Açores, como é o exemplo/caso da "urze"(Erica Azorica), bem como a presença de milhafres, tentilhões, pombos torcazes e garajaus nas zonas mais próximas do mar, constatando assim a riqueza da avifauna existente no troço.
Mais adiante pode ainda desfrutar da beleza das pastagens, vegetação, e contemplar admiráveis paisagens sobre a costa da Bretanha, assim como avistar a freguesia dos Mosteiros. Continua-se o percurso e desce-se até chegar à Ribeira do João Bom, atravessando-a, à direita pode-se observar uma cascata e mais adiante à esquerda umas casas de captação de água. Seguindo em frente, podemos visualizar à direita, o caminho que vai dar à freguesia dos Mosteiros e, prosseguindo em frente na direção vemos o Pico de Mafra, com a sua rocha formada por bagacina vermelha, que dá o nome a este percurso. Chegamos à Rua direita do Pico de Mafra e seguimos à esquerda.
[flexiblemap src="http://descobreonorte.pt/atalhodosvermelhosprc33smi3850.kml" width="100%" height="400px" zoom="12"]