FREGUESIA: Santo António
CONCELHO: Ponta Delgada
ÁREA: 11,69 Km²
POPULAÇÃO: 1829 habitantes (Censos 2011)
Não existe uma data definitiva relativamente ao povoamento da freguesia de Santo António, contudo segundo alguns registos históricos a data mais provável remonta ao século XVI.
Segundo Miguel Soares da Silva, nos finais do século XV e princípios do século XVI refere que “a vasta área que fica entre os Fenais da Luz e os Mosteiros era conhecida pelo nome de Capelas”. Designação conhecida até há poucos anos por “Santo António Além Capelas”, (nessa época Santa Bárbara era um lugar pertencente à freguesia de Santo António). Há também registos de que Santo António estava “integrado na Bretanha que tinha uma extensão territorial desde os Fenais da Luz ao João Bom”, conhecida por “Santo António da Bretanha”. A freguesia de Santo António aparece assim referenciada como “distrito quer das Capelas, quer da Bretanha”.
Foto:
Paulino Pavão
“Santo António”
A freguesia de Santo António situa-se entre o morro das Capelas e a ponta de Santa Bárbara. Santo António confronta com as freguesias circundantes de Capelas, Sete Cidades, Santa Bárbara e Feteiras.
Esta freguesia situa-se na costa norte da ilha de São Miguel e pertence ao concelho de Ponta Delgada, ocupando uma área total de 11,69 km².
Segundo reza a lenda “um pescador ao lançar redes ao mar, reparou na água uma pequena imagem“, tratando-se de Santo António que terá originado o nome da freguesia…
Gaspar Frutuoso, numa análise mais objetiva refere-nos que o nome da freguesia deve-se ao facto da igreja paroquial ter o seu nome: “Era assim chamado por ter a igreja paroquial do mesmo santo”.
Foto:
José Maria Penacho de Sousa
“Igreja de Santo António”
Alguns estudiosos fazem referência à existência da igreja no início do século XVI. Ao longo dos séculos esta sofreu algumas obras, mais especificamente durante o século XVIII. Esta igreja apresenta trabalhos em cantaria de basalto, altar – mor e capelas em talha. O frontispício da igreja possui painéis de azulejos azuis e branco. A igreja tem como patrono Santo António, conhecido pelos seus milagres e proteção nos casamentos.
Foto:
Benjamim Vieira
“Último Dia de Arraial”
Desde sempre, os residentes de Santo António caracterizam-se por ser um povo devoto e religioso. O património religioso desta freguesia é composto pelas suas ermidas datas do século XVI.
A ermida do Rosário, localizada junto ao mar, foi mandada construir por Álvaro Lopes da Costa como cita Gaspar Frutuoso “houve em Santo António um homem nobre e poderoso de nome Álvaro Lopes da Costa, que mandou (…) fazer (…) uma ermida da invocação de Nossa Senhora do Rosário”. A ermida Mãe de Deus foi mandada construir por um nobre.
Outra manifestação de grande devoção e fé são as festividades em honra ao Divino Espírito Santo existindo pequenos templos que servem para prestar culto ao Espírito Santo. Todos os anos festeja-se as Festas do Espírito Santo existindo quatro impérios: Lugar, Lomba da Cruz, São Pedro e Pentecostes.
No início do povoamento a população da freguesia de Santo António vivia do cultivo da terra e da criação de gado. Gente maioritariamente pobre, (apenas alguns nobres que tinham fazendas ou viviam na freguesia de Santo António no século XVI, como Álvaro Lopes da Costa, Gaspar de Oliveira, Manuel Vaz, Jácome Correia). Uma crise muito grave durante o século XVI fez com que as terras ficassem esgotadas de culturas intensivas e morressem de fraqueza. Devido a esta crise, muitas pessoas abandonaram as suas casas e terras. A solução para esta crise veio de Portugal Continental através dos tremoços, quando descobriram que estes fortaleciam a terra.
Durante alguns séculos a atividade económica predominante foi a agricultura. Várias foram as culturas introduzidas ao longo dos tempos, tais como: o pastel, trigo, batata, tabaco, milho, inhame, tremoço, linho, entre outras. A cultura mais representativa foi a cultura do milho que atingiu grande expressão económica e social. Durantes vários anos, o pão foi o principal alimento da população.
Foto:
Fernando Mário Fonseca de Araújo Abreu
“Levada”
Esta freguesia é possuidora de recursos de grande valor ambiental e cultural, como é o caso da construção do Aqueduto do Muro das Nove Janelas, século XIX.
O Aqueduto do Muro das Nove Janelas, classificado de Património Cultural, era uma estrutura de captação, distribuição e transporte de águas provenientes da Lagoa do Canário e Lagoa das Empadadas tinha como função o abastecimento de água para as populações. Outras estruturas com o mesmo fim foram construídas como os fontenários.
Santo António, desde sempre deteve recursos hídricos, representada pelas diversas nascentes existentes, exemplo disso foram os moinhos de água que serviam para moer grãos de milho e que presentemente já não existem.
Nesta freguesia há muitas grotas naturais (ribeiras), onde antigamente as mulheres deslocavam-se às poças das grotas para lavar a roupa dos seus familiares, cujo transporte utilizado eram os cestos de vimes. Mais tarde, construíram-se as pias, símbolo de património cultural e rural.
Foto:
Gabi pontes
“O Esplendor da Costa Norte”
Santo António possui miradouros de elevada beleza paisagística com vistas deslumbrantes para a costa norte da ilha de São Miguel. Ao longo da freguesia há diversos parques de merendas com vistas panorâmicas igualmente belas.
Esta freguesia possui ainda uma zona balnear e porto de pescas. A Lagoa do Canário é o ex-líbris de Santo António, situa-se a 800 metros do nível do mar e faz parte do conjunto de lagoas da Serra Devassa. A Lagoa do Pau Pique situa-se a 700 metros de altitude junto à Lagoa do Canário. Na proximidade existe o percurso pedestre da Serra Devassa.
Junta de Freguesia de Santo António
Rua da Mãe de Deus nº 7B
296 298 445
296 298 445
jf.santoantonio@gmail.com
https://www.facebook.com/Junta-Freguesia-De-Santo-Antonio-278383239004739
Grupo de Escoteiros nº 137 - Santo António
Rua do Quarteiro nº 17
915 969 881
grupo137@escoteiros.pt
https://www.facebook.com/grupo137
Clube Motard do Norte
Estrada Regional nº 36, 9545-410 Ponta Delgada
296 918 018
clubemotardnorte@gmail.com
https://www.facebook.com/clubemotarddonorte
Clube Desportivo de Santo António
Beco do Lopes s/n, Santo António
cdsa2014@gmail.com
Marchas Santoantoninas
Rua da Lucena nº 55
296 298 687
917 284 624
Restaurante 4 Plátanos
Estrada Regional nº 39, 9545-410 Ponta delgada
296 98 241
http://www.4platanos.com
Restaunte Bar Clube Desportivo Santo António
Beco do Lopes nº1, 9545-404 Ponta Delgada
296 989 825
A CONFIRMAR:
Restaurante Voo Noturno
Café Vultão
Café Vasco Cunha
Café da Bola 1 & 2
Café Canto da Cruz
Casa do Monte
Estrada Regional nº2, 9545-410 Ponta Delgada
296 298 377
966 506 387
296 283 516
casadomonte@hotmail.com
http://www.casasacorianas.com/azores/houses/casa-do-monte
Casa do Vale do Sossego
Rua de Cima da Igreja nº 8, Santo António
915 871 562
info@casadovaledosossego.com
http://casavaledosossego.com
Unidade de Saúde de Santo António
Rua Mãe de Deus, 9545-438 Ponta Delgada
296 989 156
sras-cspd@azores.gov.pt
A CONFIRMAR:
Mercearia “Otavinho”
Mini-Mercado “Mini Preço”
Mini-Mercado “Super com Poupança”
Mercearia Vasco Cunha
Super Cercado “Joaquim Capita”
Salsicharia “Tobias”
Lojas Redes SPAR
Padaria de Santo António
Farmácia