• Octávio Fragata - Olhar Sobre o Norte
  • Luís Sousa - A Luta
  • Dalila Melo - The Colors
  • Dalila Melo - Leva-me

Pilar da Bretanha

 

DADOS GERAIS

 FREGUESIA: Pilar da Bretanha
CONCELHO: Ponta Delgada
ÁREA: 6,12 Km²
POPULAÇÃO: 624 habitantes (Censos 2011)

 


  1. 1
    Origens

    Mapa Pilar da BretanhaHá muita controvérsia em relação às origens e povoamento da Bretanha, sendo que ainda hoje não reúne consensos. De acordo com alguns dados históricos existentes, pode – se afirmar que a zona da
    Bretanha foi habitada entre os finais do século XV e princípios do século XVI. Contudo, a denominação Bretanha só surge em 1527, pois até a essa data essa região era designada de Capelas, como descreve Gaspar Frutuoso “território demarcado pelo morro das capelas e pico de mafra”. O Padre Herculano de Medeiros faz essa mesma referência num artigo inserto, Arquivo dos Açores, volume XIII “presume-se que até 1515, toda a extensão que vai desde Capelas até à extremidade ocidental da costa norte – fim da Bretanha era denominada expressamente por Capelas”. A antiga Bretanha, que noutros tempos era composta por três lugares principais: Remédios da Bretanha, Ajuda da Bretanha e Pilar da Bretanha. Atualmente, estes lugares constituem freguesias independentes sendo a freguesia do Pilar da Bretanha a mais pequena do concelho de Ponta Delgada. O Pilar da Bretanha confronta com as freguesias de Ajuda da Bretanha, Sete Cidades, Mosteiros e inclui no seu território o lugar do João Bom.

  2. 2
    História e Povoamento

    O povoamento dos Açores foi realizado por portugueses, provenientes principalmente do Alto Alentejo e Estremadura. Também contou com a presença de alguns cruzados que se encontravam por Portugal com destino à terra santa, acredita-se que esses cruzados eram naturais do norte e centro da Europa. Deste modo, crê-se que na ilha de São Miguel, mais especificamente na Bretanha houve uma concentração de um destes grupos, a que se chamou BRETANHA, pois estes povoadores seriam oriundos da Grã – Bretanha e da Bretanha Francesa.
    Várias são as referências mencionadas por alguns estudiosos relativamente à presença de gente proveniente da Bretanha Francesa, Gaspar Frutuoso por exemplo, defende que a origem da Bretanha terá sido “no facto de ali haver morado um homem
    da Bretanha Francesa na origem e fixação dos mesmos nesta zona da ilha”. Outros historiadores defendem que “o nome da Bretanha teria sido atribuído, aquando em terras micaelenses, de um grupo de famílias da Estremadura e do Alto Alentejo, descendentes de cavaleiros franceses, de origem bretã que cerca de três séculos antes se haviam fixado em Portugal”. De qualquer forma, indiretamente ou diretamente pode-se dizer que o nome Bretanha tem a sua proveniência na presença de pessoas descendentes da Bretanha francesa.

  3. 3
    Ermida e Igreja Nossa Senhora do Pilar
    Fernando Abreu - Igreja

    Foto:
    Fernando Abreu<
    “Igreja”

    No lugar onde se situa a atual igreja paroquial, havia uma ermida que foi construída pelo Capitão Sebastião Álvares de Benevides e sua esposa Ana Araújo, em 1680, residentes no João Bom. A ermida foi erguida por causa da grande devoção que tinham a Nossa Senhora do Pilar.
    Mais tarde, foi construído um altar de pedra e em 1800 foram erguidos os altares de Santo António e São José.
    A imagem de Nossa Senhora do Pilar que atualmente se encontra na capela-mor da igreja é relativamente recente, sendo esta trazida de Ponta Delgada aos ombros de alguns paroquianos. A festa de Nossa Senhora do Pilar celebra-se no primeiro domingo de setembro.

     

     

     

     

     

  4. 4
    Vida Religiosa

    Os moradores da grota do João Bom faziam a vida religiosa na igreja dos Mosteiros, e mais tarde à igreja de Nossa Senhora da Ajuda da Bretanha. No livro Um trecho antigo do Pilar – Bretanha da autoria do Padre Octávio Reis cita que “D. Frei Lourenço de Castro, Bispo de Angra mandou passar alvará em Ponta Delgada aos 19 de Outubro de 1674 desligando os sacerdotes do lugar dos Mosteiros com a obrigação que tinham para com os moradores da grota do João Bom e ligando os sacerdotes da Bretanha à dita obrigação para com os outros moradores (…) ligados a sua segunda igreja a de Nossa Senhora da Ajuda da Bretanha. Nessa época, “ainda não estava constituída a que depois foi ermida de Nossa Senhora do Pilar (…) nem o lugar se chamava Pilar, mas sim Cova da Bretanha”.

  5. 5
    Cultura do Inhame

    Na agricultura, o inhame ganha destaque e consegue atingir alguma notoriedade. O inhame da Bretanha é dos mais afamados da ilha de São Miguel, tendo sido noutros tempos exportados para os EUA e Canadá. Esta cultura é muito antiga, segundo Gaspar Frutuoso é uma cultura já introduzida no século XVI em vários pontos da ilha.

  6. 6
    Cultura do Tremoço

    Segundo registos históricos a primeira experiência do cultivo do tremoço foi introduzida na freguesia do Pilar da Bretanha, designadamente no lugar do João Bom pelo Barão Fernandes, morador do João Bom. A cultura do tremoço foi uma atividade com alguma expressão no lugar do João Bom durante o século XVI. No livro Apontamento Histórico e Etnográfico S. Miguel e S. Maria da Direção Escolar Ponta Delgada refere a introdução desta cultura naquele lugar “Foi no lugar do João Bom que pela primeira vez, em 1550, se começou a cultura do tremoço (Lupinus abus Lin), hoje tão importante nas ilhas. Os historiadores coevos dizem que um barão

  7. 7
    Culto ao Divino Espírito Santo
    Foto: Marta Tomé - Terra de Devoção

    Foto:
    Marta Tomé
    “Terra de Devoção”

    A freguesia do Pilar da Bretanha celebra anualmente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, tal como acontece noutras localidades e em todas as ilhas do arquipélago. No Pilar da Bretanha, as festas do Divino Espírito Santo ganham distinção e fama. Os habitantes festejam de forma ainda tradicional, é uma das localidades onde se constrói o “caramanchão”. O “caramanchão” é uma construção feita em madeira, devidamente ornamentada onde são servidas as típicas sopas do Espírito Santo. Todos os intervenientes colaboram na construção e na organização das festas do Divino Espírito Santo.

     

     

     

     

     

     

     

     

Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha
Morada: Rua Direita do Pilar nº 200, 9545-080 Ponta Delgada
296 917 008 
pilardabretanha@gmail.com
www.freguesiapilardabretanha.com

Clube de Jovens Reviver
Morada: Rua Direita do Pilar nº 200, 9545-080 Ponta Delgada
914 248 909
clubejr@outlook.pt
 https://www.facebook.com/clubejr/

Agrupamento de Escuteiros CNE - 1381 - Bretanha
 Rua Direita do Pilar nº 103, 9545-063 Ponta Delgada
agrupamentobretanhacne@hotmail.com
 https://www.facebook.com/pg/Agrupamento-1381-Bretanha-556740114384581

 

A confirmar:

  • Grupo de Jovens Pilares Vivos
  • Núcleo da Cáritas
  • Rancho de Romeiros
  • Grupo de Idosos

Pontos de Interesse Turístico

  • Percurso Pedestre Atalho dos Vermelhos;
  • Observação de aves;
  • Miradouro das cumeeiras;
  • Merendário do João Bom;
  • Merendário da Ponte Nova;
  • Parque Aventura – Animação e Lazer;
  • Inclusão: Zona Balnear dos Mosteiros;
  • Igreja Nossa Senhora do Pilar;
  • Ermida Nossa Senhora da Conceição;
  • Ermida Nossa Senhora de Lurdes;
  • Triatos do Espírito Santo;
  • Fontenários e Pias;

  1. 1
    Onde Comer

    Mini Mercado Pavão
    Rua Direita do Pilar nº 23
    Telefone: 296917599

    Mini Mercado Rodrigues
    Rua da Grota da Figueira

    Biscoitaria Pavão
    Rua Direita do Pilar nº 25
     296 917 633
    964 626 592

    Café Maria
    Rua Direita do Pilar nº 210

    Café Cervejaria STOP
    Rua Direita do Pilar nº 203

  2. 2
    Onde Dormir

  3. 3
    Outros Serviços

    Quinta do Freio
    Rua Direita do João Bom nº 71
    296 917 013
    960 323 801
    966 742 407
     joaoaraujoavelino@hotmail.com
    https://www.facebook.com/quintadofreio

    Josef Steininger-Unipessoal Lda
    Rua Direita do João Bom, nº 37

    Gerbybirding, Unipessoal Lda.
    R. Direita do João Bom, nº 31

    Luís António Miranda Pavão & Filhos, Lda.
     Grota da Figueira, 133
     296917339

    TRM – Transportes Rodoviários de Mercadorias, Lda
    Ramal da Igreja, nº 8
    917341149
     trm_andrade@sapo.pt